segunda-feira, 19 de março de 2012

Sala das colunas

Já nem me recordo bem. Talvez tenha sido a semana passada, ou há pouco mais de trinta anos. Talvez quarenta. Não, não foi isso. Há quatrocentos e vinte e tal dias. Número estranho e sem qualquer memória que teime em fixar-se num quadro vazio. O livro que então percorria no silêncio terminava com uma paráfrase de “Assim falava Zaratustra” de F. Nietzsche: “ O ideal para mim seria olhar a vida com um sorriso nos lábios e não como os cães com a língua de fora.” A correr. Houve tempos em que isso não aconteceu. N“O Livro do Desassossego” Bernardo Soares deixa deslizar as palavras num lamento triste porque na “vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados”. O direito a viver e a triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos que se conquista o internamento num manicómio: a incapacidade de pensar, a amoralidade”. O poder.
Sei apenas que foi um tempo de ressonâncias ridículas de risos, que me levou a prosseguir na construção da “Sala das colunas”. Nesse tempo havia as ilusões absolutamente necessárias para ter sonhos. As ilusões acabaram, os sonhos ficaram mais vazios. Teimosamente permanecem. Nada mais ficou dependurado nas cercanias da memória, apenas o tempo para dormir o suficiente e aconchegar o pensamento. “Deixemos, então, dormir o tempo”, enquanto tomamos chá e saboreamos scones fofos.
“Sala das colunas” é apenas uma Ágora simples, espaçosa, onde a conversa pode seguir longa e pernoitar.
Da Ágora brotam sete ou oito colunas, uma ou duas já partidas. Peças de um jogo de tabuleiro, ali continuam elegantes e alinhadas duas a duas. Nelas serão dependurados quadros, fotografias, pinturas e palavras que falam disto e daquilo. A um canto – numa sala sem qualquer canto é estranho falar de cantos – demorada já há algum tempo, uma vassoura sai de um balde encostado ao último grito de detergentes e  panos húmidos.
Nos “retratos vazios” serão emoldurados restos de papéis e palavras elevadas transitoriamente à categoria documental. Graciosamente arrumados na base de uma das colunas, os caixilhos lascados estão cobertos de pó. Ficarão à guarda de Baubo.
 Ali, na “coluna fotográfica” permanecerão – porque é disso que se trata – imagens fotográficas, como se fossem máscaras que tendem a ludibriar a fluidez do tempo.
É nesta sala que nos iremos encontrar. É ampla, sem paredes, nem tetos. Apenas o chão e as colunas. Aqui, facilmente se pode provocar o encontro, estar em presença, olhar a vida com um sorriso e esquecer os entorpecidos mentais que vão transformando o mundo num manicómio.
Num tempo sofregamente partido, na sala se ajeitarão as palavras de tom derrisório, irreverencioso, crítico, mas pautadas pela dignidade devida ao ser humano.
Será apenas um espaço onde podem acontecer encontros do falar…sobre...Literatura, sobre…Fotografia….sobre…Teatro, sobre…
 E tudo isto porque nos apetece.






8 comentários:

  1. É bom ver-te de volta. A partilhar emoções e memórias. Memórias das insignificâncias da vida que tu, com tanta mestria, consegues transformar em momentos especiais. Das outras, não deve rezar a história...

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que estás desse lado.É muito agradável saber que nos poderemos encontrar e conversar nesta sala,sem paredes; falaremos de emoções e memórias, disto e daquilo e, assim, nunca deixaremos passar o tempo que está a mais na vida.

    ResponderEliminar
  3. Disseram-me que disseram que alguém disse que havia um Blog "Sala das Colunas". Vim cá passear e gostei deste começo poético. Se calhar, devias publicar um livro ....

    ResponderEliminar
  4. Publicar um livro? Já não chega a escrita barata que anda por aí?... mas vou pensar nisso, com um sorriso e muitos risos.

    ResponderEliminar
  5. Sim, estamos fartos da escrita barata que anda por aí...por isso te sugeri que escrevesses um livro, depois de plantares um árvore e de teres um filho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero acreditar que se trata de um elogio. Obrigado por isso.

      Eliminar
  6. Meu caríssimo FPP: o passado não volta mais. Ponto Final.
    Vale a pena recordar os que da lei da morte se foram libertando: um Afonso Henriques, Mestre de Avis, Camões, Pessoa e Antero, Gil Vicente, Viriato e D. João IV.
    O resto? A lei da morte é implacável...Quantas vezes me lembro de Salazar, em cada ano? Este ano, foi só agora !!!

    ResponderEliminar
  7. Suponho que este comentário se enquadraria melhor nos "Retratos Vazios". Parece não fazer muito sentido nesta coluna, tendo em conta as anteriores palavras do Golfinho Selvagem /José Silva. Fez esta opção.Respeito a opção. Encontramo-nos numa sala aberta.
    Estamos de acordo: o passado não volta mais... porque é apenas presente. Conversemos sobre o presente e sobre o futuro:
    De acordo com o seu pensamento, a partir de agora, o Golfinho Selvagem/José Silva não festeja os aniversários, não vai ao cemitério, não lê notícias, não compra objectos que lembrem ontem, não fixa o passado nas fotografias, não capta imagens em movimento, não continua ligado ao seu local de trabalho, não lê biografias, não faz biografias, não avalia (já avaliou o passado de alguém, ainda que sejam apenas três meses, um ano ou uma vida?)... porque tudo isso passou. "Não volta mais.Ponto final".
    Felicito-o porque este ano já se lembrou de Afonso Henriques, D. João IV, Mestre de Avis... ou será porque o "obrigaram" (na antiga primária, eventualmente) a estudar o passado? Acredite que não estou, de modo nenhum, a fixar um olhar contemplativo no passado, como o Golfinho parece fazer crer. Muito menos na coluna principal da "Sala das Colunas". Desejo, apenas, que o descrito nos documentos divulgados (e noutros), não se torne presente, nem futuro para ninguém.

    ResponderEliminar